Rede das Águas

Histórico

forum_1

Histórico:

I Encontro Nacional de Comitês de Bacias

Durante o I ENCONTRO NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS, realizado em Ribeirão Preto – SP, em 25 de outubro de 1999, os representantes dos organismos de bacias dos Estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, com mais de trezentos participantes, deliberaram pela criação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias.
Paulo Renato Paim, do Comitê Sinos, valeu-se do exemplo do Fórum Gaúcho de Comitês para idealizar o I Encontro Nacional de Comitês, com objetivo de fortalecer os comitês e organismos de bacias através do intercâmbio, da troca de experiência e mobilização.

Os presentes elegeram a diretoria provisória, composta por um coordenador, Paulo Paim e por dois representantes dos comitês de cada estado presente, para coordenação geral. Por São Paulo foram eleitos os engenheiros Moreti, secretario executivo do CBH-PCJ e Maria Luisa Ribeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica, coordenadora da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão do CBH-SMT. A diretoria teve como meta organizar o próximo encontro do Fórum, que se realizou no Ceará e deve manter o intercâmbio entre os membros.

A primeira ação efetiva do Fórum Nacional foi aprovar e enviar ao Congresso , aos ministérios e lideranças políticas, um manifesto para retirada da pauta de votações do projeto de lei que cria a ANA – Agência Nacional de Águas.Os representantes de São Paulo têm a missão de divulgar a Carta de Ribeirão Preto para que, num esforço conjunto, seja possível fortalecer a pressão junto ao Congresso e ao Governo Federal.


Compartilhe